terça-feira, 8 de setembro de 2009

Falta de legislação faz aumentar número de carros abandonados


Responsabilidade de retirar veículos das ruas é dos municípios.
Mas poucas cidades do Brasil têm legislação sobre o assunto.
É cada vez maior o volume de veículos abandonados nas ruas pelos próprios donos. É uma ameaça ao trânsito e à saúde pública. Em São Paulo, o número de carros deixados em vias públicas ou calçadas aumentou 800% nos últimos quatro anos. Só no ano passado, 593 veículos acabaram recolhidos.
Em Vitória, a prefeitura calcula que haja pelo menos 80 veículos esquecidos nas ruas. Em Belo Horizonte, 50 automóveis foram recolhidos no ano passado. Número já igualado nesse primeiro semestre.
De acordo com o Denatran, a responsabilidade de retirar veículos abandonados das ruas é dos municípios. O problema é que poucas cidades do Brasil têm legislação sobre o assunto
Em Vinhedo, interior de São Paulo, a prefeitura adotou um programa de tolerância zero aos veículos abandonados: 41 foram identificados. Os donos receberam notificação e têm 15 dias para retirar o carro. Além de multa e guincho, se em três meses o dono não se manifestar, o veículo pode ser leiloado.
“No fundo, esses carros tinham mais multas e dívidas de impostos do que o valor dele propriamente dito”, afirma o secretário de Transportes de Vinhedo Antonio Luiz Falsarella.
Em Brasília, faltam estatísticas sobre o abandono de veículos, mas não é difícil encontrar automóveis que não são movimentados há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário